Crítica | Elefante (Elephant)
Baseado na massacre real na Columbine High School. Elefante (Elephant), de Gus Van Sant nos mostra a visão de cada estudante em uma forma não linear horas antes do trágico massacre feito pelos alunos Alex (Alex Frost) e Eric (Eric Deulen).
Elefante de Gus Van San, utiliza elementos cinematográficos de documentários para retratar algo sério e delicado, neste caso para retratar o massacre a uma escola. A câmera na mão passeia com os alunos e acompanham cada passo deles. Planos longos para trazer algo realista e vivo para nós espectadores, tirando o aspecto filmico das cenas. E planos abertos para mostrar o ambiente em que os alunos estão, o céu limpo e azul e que derrepente fica nublado, simbologia de algo sombrio que está por vir, e o perigo que cada um pode correr. O modo como a câmera filma os passos dos alunos nos longos corredores de Columbine High School, pode se parecer com o modo que o diretor Stanley Kubrick enquadra e filma as cenas em O Iluminado de 1980. Essa mera semelhança com O Iluminado de Kubrick, vem com o derramamento de sangue, acontecimento que também acontecerá na escola. A fotografia conta com planos abertos para mostrar a imensidade da escola perante os alunos, e câmeras que caminham junto com os atores, como se o mau ou a morte estivessem atrás de cada um deles. E planos longos com muito poucos cortes para retratar algo que está acontecendo naquele momento, como uma transmissão do real acontecimento em Columbine High School. A fotografia conta com cores amareladas para nos passar sentimento de loucura e insegurança de Alex e principalmente de Eric perante os demais alunos da escola, e cores esverdeadas que enquadra Alex para nós passar a sensação de perigo ou uma força masculina impulsiva.
O modo que Gus Van Sant nos mostra cada aluno e os jovens acusados do massacre de uma forma não linear, se torna bom em alguns aspectos, e outros nem tanto. O modo em que vimos o Bullyng que Alex sofria na escola não é convincente para tal ato tão violento mostrado no filme,o diretor deveria nos imergir e mostrar mais como seria a mentalidade dos acusados. Em vez de gastar tanto tempo nos corredores das escolas, deveríamos ver como a mentalidade doentia e metódica dos jovens acusados era. Mas o modo em que o diretor faz o espectador se apegar com a personalidade e sonhos que cada um personagem tem, isso tem um peso dramático muito maior. Pois sabemos que cada um que está sendo mostrado pode ser uma vítima. Então ficamos aflitos e com dúvidas em nossa mente, pois sabemos a temática e o que o filme se trata, mais não sabemos quem poderá ser as vítimas.
Eric seria útil temporariamente para Alex. Para quando Alex tivesse toda a escola em suas mãos o predador mata a presa e a come. Trazendo o derramamento de sangue em Columbine High School. A mente mais doentia seria a de Alex, pois em algumas cenas vimos que Eric poderia ter sentido empatia de algumas vítimas, indo para um lado de um "bom garoto" e depois caindo na real da missão que seria fazer o maior número de vítimas possível. Já Alex nos mostra ser um jovem metódico, introvertido e culto. Sendo fã de líderes políticos como Adolf Hitler, querendo se igualar de alguma forma com o ditador dizendo onde ele compraria um bandeira com a suástica nazista.O Bullyng é uma prática que deveria ser instista da humanidade e das escolas. Mas nada justifica massacres feitos em escolas ao redor do mundo, não é fanatismo com ditaduras políticas ou seitas que motivem tal ato impiedoso. O ser humano as vezes procuram brechas para fazer aquilo que seu consciente mais deseja.
Seria uma gafe horrível Gus Van Sant exaltar os jovens acusados. Elefante tem a dosagem certa de drama, suspense e terror, de alunos inocentes vítimas de uma mente impiedosa e maldosa. Deve ser o motivo em que somos mostrados a quase toda cena de alunos andando horas antes do massacre, tirando os assassinos do foco do filme trazendo o foco principal para as vítimas. Gus Van Sant quis nos mostrar de uma forma realista de como ocorreu no massacre a escola trazendo elementos de documentários como um forma fiel de como os acontecimentos aconteceram. Não podemos romamtizar nenhum ato terrorista feito em nossa sociedade. Elefante (Elephant) de Gus Van Sant, tem a pitada certa de sal e pimenta.
Elefante (Elephant) – Estados Unidos, 2003
Direção: Gus Van Sant
Roteiro: Gus Van Sant
Elenco: John Robinson, Alex Frost, Elias McConnell, Eric Deulen, Nathan Tyson, Carrie Finklea, Kristen Hicks, Alicia Miles
Duração: 81 min.
Por: Felipe Porpino
Comentários
Postar um comentário