Crítica | Os Bons Companheiros (GoodFellas)
Martin Scorsese, nasceu em Nova York no dia 17 de novembro de 1942. Além da direção de filmes, atividade pela qual se consagrou no mundo todo, também trabalhou como ator, produtor e roteirista. Ele tinha descendência italiana e cresceu em Little Italy, um bairro perigoso onde conheceu os arquétipos que criou em muitos de seus filmes. Os italianos mafiosos, pequenos criminosos de rua, donos de cantinas, mães super protetoras, garotas problemáticas, prostitutas e todo universo que seus olhos infantes conferiram. Na época, a grande paixão do pequeno Scorsese era o mundo cinematográfico. Havia pequenas matinées organizadas pelo cinema de seu bairro e Martin era figura constante nas salas de exibição. Scorsese quase optou pelo caminho religioso. Aos 14 anos, ingressou em um seminário e pretendia ser padre. Porém, acabou desistindo.
Como seria se martin escolhessse "o caminho mais fácil" que seria a máfia? ficaríamos sem um dos melhores diretores sobre filmes de crime e máfia que já existiram, entre seus filmes está Os Bons Companheiros (GoodFellas) de 1990. Assim como Taxi Driver de Scorsese GoodFellas também mostra o crime a injustiça e a escória das ruas, em que jovens de família são totalmente influênciados pelo esteriotipo de homem perfeito, os mafiosos italianos. GoodFellas narra a história de Henry Hill (Ray Liotta) desde o momento que ele decide entrar para a máfia de sua rua, por influências e fanatismo masculino, uma de suas influências no começo de sua vida no crime foi o gangster James Conway (Robert De Niro) que era criminoso desde os seus 11 anos de idade, Henry acaba conhecendo o seu parceiro de crime Tommy DeVitto (Joe Perci) um baixinho esquentado sem compaixão alguma, formando anos mais tarde seus companheiros de crimes e roubos.
Os personagens de GoodFellas não caem no gênero criminoso gangster esquecivel após dias ou anos do lançamento do filme, pois cada personagem tem sua personalidade de criminoso temido, mas engraçado, ficamos com o filme de Scorsese por um bom tempo em nossas mentes, GoodFellas não é um filme que no esquecimento pois personagens, crimes é cenários são muito bem utilizados e bem feitos. Vimos Robert De Niro interpretando o experiente criminoso James que desde sua juventude faz atos criminosos, e a engraçada interpretação de Joe Perci interpretando o baixinho Tommy que começa na vida do crime na mesma faxetaria de Henry, Henry Hill não demonstra ser um badboy sem compaixão alguma como seus companheiros, vimos na cena em que Tommy mata o bar-man Spider (Michael Imperioli), por um motivo totalmente fútil e idiota, Henry tenta socorrer o jovem, mas Tommy havia o matado. Sua demonstração de compaixão e socorro vem desde quando Henry era jovem e estava engressando sua vida no mundo do crime socorrendo um homem baleado. Por maioria das vezes, jovens entram no mundo do crime por influência de gangster por status, mulheres e dinheiro fácil, mas o caráter real de quem nós somos continuam conosco até nossa morte, não há crime nem jogos de azar que irão mudar quem nós somos de verdade.
James e Tommy são gangster que nasceram para tal ato criminoso, exceto Henry Hill, que demonstra seu caráter de "bom rapaz" comparado a James e Tommy que podemos dizer que já nasceram para ser um gangster.
É interessante e motivador para cineastas e diretores, como Scorsese utilizou toda as artimanhas, trejeitos da vida de crime nas rua onde cresceu, recriando para sua filmografia anos mais tarde, GoodFellas é a feição e recriação mais fiel do mundo do crime italiano gangster. O mise-èn-scene de GoodFellas, cassino, bares e casas são totalmente anos 60' e 70', em cenas de crimes como roubos ou assassinatos Scorsese usa tons e luzes vermelhas como simbologia para o sangue, crime e assassinato. Vimos isto ate dentro dos bares e cassino da cidade em que a cor predominante das luzes, mesas e objetos são cores quentes como preto vermelho e marrom. As músicas estão em todos os diálogos e cenas de uma forma como se até em momentos formais como casamentos, e como se o mundo que gira em torno do filme, até as coisas mais normais e casuais fizessem parte do cassino.
A degradação da fé judia da esposa de Henry Hill junto com o vício em drogas veio após seu casamento com Henry, pois vimos uma boa mulher de família religiosa negando conselhos de sua mãe protetora, optando por casar com um totalmente contrário ao seu caráter um homem membro da máfia italiana, sua esposa acaba sendo influenciada e cúmplice de crimes futuros.
Eu sinto que scorsese não tem nenhum tipo de receio, dúvidas ou insegurança alguma quando dirige um filme com tema criminoso de desenvolvimento de um personagem ou sobre a máfia criminosa, e como se o diretor estivesse estudado sua vida inteira sobre a vida gangster de sua época, vimos o domínio e a confiança que scorsese tem diante cada cena, usando músicas típicas da época e programas televisivos que eram famosos na época.
Não podemos comparar, GoodFellas de Martin Scorsese com obras sobre o mesmo tema como O Poderoso Chefão (The GoodFather) de 1972, cada um tem suas particularidades. Filmes de máfia e crime em Hollywood são muito replicados ano a ano caindo no esquecimento ou na mesmisse, GoodFellas de Scorsese consegue ser lembrado mais não pela temática de máfia e crime e sim pelo seu próprio título do filme, Os Bons Companheiros , cada personagem tem seu gênio e sua personalidade, alguns indomaveis e outros mansos, pessoas religiosas e de boa família sendo influenciada pela vida do crime, e que um trabalhador pai de família é taxado como idiota. A ideia de um homem considerávelmente normal para a sociedade ser denominado pelos mafiosos como idiota, vem de homens comuns não correrem atrás do dinheiro fácil, do caminho mais fácil, para Henry, Tommy, James e Paul Cicero o crime compensa e é o caminho em que um homem de valor deve correr.
Martin é um amante de filmes faroeste vimos referências em cenas como O grande Roubo de Tren (The Great Train Robbery) de 1903. Scorsese nos mostra intencionalmente em GoodFellas a real máfia italiana de sua época utilizando os elementos biograficos de Henry Hill, a evolução de um bom garoto de família de bem se tornando um gangster que no final por incrível que pareça tem um final feliz.
GoodFellas nos mostra que o crime e a facilidade que essas façanhas nos dão, e totalmente ilusória e passageira. Uns com finais felizes e outros finais que virá como a morte.
Os Bons Companheiros (Goodfellas) – EUA, 1990
Direção: Martin Scorsese
Roteiro: Martin Scorsese, Nicholas Pileggi
Elenco: Robert De Niro, Joe Pesci, Ray Liotta, Lorraine Bracco, Paul Sorvino, Frank Vincent, Illeana Douglas, Catherine Scorsese, Chuck Low
Duração: 146 minutos
Por: Felipe Porpino
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